Após a importação o preço médio do ativo está diferente do antigo Smartfolio
Após a importação de ativos para a nova versão do Smartfolio o preço médio dos ativos podem apresentar diferenças por dois motivos: bonificação ou amortização.
Bonificação
O importador não cadastra na nova plataforma os custos das bonificações de seus ativos. Podemos identificar e resolver esse problema facilmente. Na versão antiga do Smartfólio acesse a aba operações/histórico ajustado. Em seguida selecione o filtro “Tipo de evento”, digite B (de Bonificação) e aperte “Enter”:
Agora no novo Smartfolio, acesse o seu quadro “Histórico de transações”, clique na lupa ao lado do cabeçalho “Stratég.” e selecione o filtro “Evento”:
Observe a coluna PU (Preço Unitário) se algum valor ainda não foi preenchido. Nesse exemplo, o ativo LREN3 está com o valor 0,00. Acesse o menu lateral na última culona do registro na tabela e clique em “Editar”. Preencha o preço unitário e clique em “Atualizar”.
Amortizações
Na antiga versão do smartfolio as amortizações não estão sendo abatidas no preço médio. Esse erro foi resolvido na nova versão da ferramenta e gera duas divergências de valores entre as versões: custo de aquisição e preço médio do ativo.
Para identificar se existem amortizações no seu histórico do antigo Smartfolio, acesse a aba “Proventos”, quadro “Histórico de Proventos”, selecione o filtro “Tipo de provento”, digite “A” de (amortização) e aperte “Enter”. No novo Smartfolio, identifique esses registros no quadro “Histórico de Transações”, filtre a coluna “Stratég.” selecionando “Evento”.
Na nova versão, o preço médio do ativo é reduzido na proporção da amortização e, consequentemente, o custo de aquisição final da carteira também é reduzido.